quinta-feira, 20 de março de 2008

2x03_Alguns dias no Tibete

Okaeri!

Conhecido como o "teto do mundo" por seus picos nevados, as montanhas do Tibete têm, em média, 4.875 metros, com destaque para a Cordilheira do Himalaia.
Motivo de cobiça dos chineses desde o século XVII, quando é declarado território soberano da China.
Em 1950, o regime comunista da China ordena a invasão da região, que é anexada como província. A oposição tibetana é derrotada numa revolta armada em 1959. Em conseqüência, o 14° Dalai Lama, Tenzin Gyatso, líder espiritual e político tibetano, retira-se para o norte da Índia, onde instala em Dharamsala um governo no exílio .
O país torna-se região autônoma da China em setembro de 1965 contra a vontade popular. Entre 1987 e 1989, tropas comunistas reprimem com violência qualquer manifestação contrária à sua presença. Há denúncias de violação dos direitos humanos pelos chineses, resultantes de uma política de genocídio cultural.
E até hoje esses massacres e repressões vem ocorrendo, mas com a aproximação das Olimpíadas de Bejing (Pequim) essa repressão vem sendo causa de destaque mundial e problemas. Vários representantes de países da cúpula da ONU negam-se a comparecer a abertura das Olimpíadas se a situação continuar desta maneira.
O ponto principal é que a China pretende que a Tocha Olímpica passe pela região do Tibete, mas os tibetanos não o querem, mesmo assim a China disse que não vai mudar o trajeto além de que o Dalai Lama retirou-se do governo político do Tibete no exílio, pondo a China em situação extremamente delicada frente aos países da Cúpula da ONU e da organização das Olimpíadas.
O que você acha dessa situação? Como você acha que o governo chinês deve proceder? E a ONU? Você acha certa a atitude da China para com o Tibete?
Dê sua opinião e exponha seu ponto de vista nos "comentários".
Casa do Capanema. Sua manifestação política aqui é ouvida.

Matta ne!

Pedro: “Mas também é só ouvida!”.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics
Obrigado pela visita, volte outra vez!